Repleta de controvérsias, a rivalidade entre o K-pop e o Hip Hop (Coreano) deu e continua dando muito que falar. Basicamente o que todos sabem é que o K-Pop é um estilo musical focado em vendas e que valoriza apenas a imagem, enquanto o Hip Hop é algo focado em musica de verdade, com letras cheias de critica e emoção. Certo?
Não. Isso está totalmente errado, pois vê o problema de uma forma superficial e não chega nem perto de explicar a história.
Para entender o problema é preciso compreender que o rappers do Hip Hop não entraram em conflito com os rappers do K-POP em defesa da verdadeira música, na realidade a causa inicial não é lá muito nobre como dizem, e nem leva tanto em questão o talento dos K-idols.
Vejam só, os rappers sempre tiveram e ainda possuem seus problemas internos, eles sempre brigaram entre si por suas diferentes ideologias, então sempre houve e sempre haverá rappers fazendo desafios, criticas e questionando o talento alheio. Independentemente do K-POP isso já acontecia.
O que muda com o K-POP atual e o que causa tanta briga é o fato de o governo coreano estar sempre disposto a apoiar as empresas de K-Pop e financiar sua divulgação pelo mundo. Apesar de muitos rappers não admitirem, eles também querem essa visibilidade, eles querem que o mundo saiba através das suas letras como é a realidade coreana. E eu nem preciso dizer que nenhum governante coreano irá apoiar artistas que mostram toda a sujeira que eles se esforçam para esconder.
Na verdade, há empresas de K-Pop que não valorizam apenas imagem, há rappers que não são tão talentosos ou verdadeiros como dizem e há um governo como qualquer outro defendendo seus interesses.
Todo esse “mimimi” que fala que os K-idols não possuem o talento e que o K-pop é música para adolescentes de ensino médio, se trata da camada superficial de tudo isso. Muitos dos novos adultos realmente acabam preferindo o Hip Hop por enxergarem em suas letras verdade e emoção. Sim, se você for um coreano verá no Hip Hop uma música mais critica e realista mas, se você for um ocidental ficará chocado com a realidade coreana e irá agradecer por sua nacionalidade.
Particularmente, ainda acho o k-pop um estilo melhor, por que querendo ou não, de alguma forma esse apoio do governo fez algumas coisas boas no K-pop, como por exemplo controlar um pouco mais a maneira como as mulheres são tratadas nas músicas. Sério, se você acha o K-POP preconceituoso com o sexo feminino, saiba que comparado com o Hip Hop o K-Pop é um paraíso para as mulheres.
Querem um exemplo? Vejam a letra de uma canção do famoso e respeitado rapper coreano ApheLIA chamada “Zicontrol”. Nela ele fala sobre o Zico do Block B, e sobre ele ter se tornado um idol. Na música ApheLIA chama as fangirls de "vadias", e afirma que elas atrapalham ao comprar ingressos para os shows. Afinal, elas são mulheres logo, não sabem, nem podem entender o que é Hip Hop de verdade, então não devem ir aos shows.
Desculpe-me, mas, se você é uma garota que curte certos nomes do K-hiphop, acho que está te faltando um pouco de amor próprio. Eu realmente prefiro ver Idols que dizem que só dão valor a imagem, do que Rappers falando a “verdade” ao afirmarem que por eu ter nascido mulher nunca serei capaz de entender alguma de suas letras. E não pensem que só os homens são assim, muitas das mulheres coreanas abaixam a cabeça e apoiam tudo isso (talvez tenha exceção mas, a maioria é assim mesmo).
Então para mim, K-pop apesar de seus altos e baixos ainda é o meu favorito. E toda essa briga é pura hipocrisia, K-Pop não é lá tudo isso, e o K-Hiphop não está por cima de tudo como dizem. A única parte que me irrita é que os brasileiros que são fãs de K-Pop reconhecem que o estilo tem seus problemas mas, é difícil ver um brasileiro que goste de K-Hiphop e fale também dessas sujeiras. Se vocês conhecem algum me avisem.
Artigo por Nat (Postado originalmente no Mundo Kpopper)
sábado, 4 de outubro de 2014
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Postar um comentário